segunda-feira, 30 de junho de 2008

Salvador será sede do 8º Seminário Nacional dos CUCA

O encontro reúne "cuqueiros" de todo Brasil entre os dias 4 a 6 de julho, no Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural da Bahia
.
Atenção "cuqueiros" do Brasil: a oitava edição do Seminário Nacional dos Centros Universitários de Cultura e Arte, os CUCA’s da UNE, está próxima. O encontro que reúne agentes de cultura do país inteiro envolvidos nessa rede acontece entre os dias 4 a 6 de julho no Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural da Bahia, no Pelourinho, em Salvador.
.
Serão três dias de debates sobre o papel da juventude no fomento à cultura, o funcionamento dos CUCA’s e de atividades culturais. O seminário também vai lançar a 6ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura, que volta à cidade que recebeu, há 10 anos, a primeira edição do maior festival de cultura universitária do País.
.
Esta Bienal, que pretende discutir a formação do povo brasileiro, acontece em janeiro de 2009 e encontra outros motivos para ser realizada em Salvador de acordo com um dos coordenadores do CUCA, Luis Parras. "Além de ter sido a primeira capital do Brasil, a cidade ganhou ainda mais força na nossa escolha pelo fato de há 30 anos atrás ter sido o local de realização do Congresso de reconstrução da UNE, que naquele período passou 15 anos na ilegalidade em função da ditadura militar", enumerou.
.
Segundo Parras, a sexta-feira (4) será reservada a grupos de discussão que trocarão informações sobre o funcionamento dos Centros. "Será a porção interna do Seminário. Faremos um balanço de gestão das 12 unidades que compõem a rede, sendo 10 delas Pontos de Cultura", explicou.
.
Já no sábado (5), o encontro abre as portas para quem estiver interessado em participar do debate "Juventude e Pontos de Cultura" que contará com a participação do Secretario de Programas e Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Célio Turino e do secretário adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, um dos fundadores do CUCA, Danilo Moreira.
.
Ao final do debate, um cortejo musical levará os participantes para a celebração "Viva o povo brasileiro", evento de finalização do Seminário e lançamento da 6ª Bienal de Cultura e Arte da UNE, com a participação dos Pontos de Cultura Eletrocooperativa, Mestre Curió e o CRIA.
.
A festa é aberta ao público e terá início às 20h, na Rua Gregório de Matos, no Pelourinho.
.
Serviço
O que? 8º Seminário Nacional dos CUCA's
Quando? 4 a 6 de junho
Onde? Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural da Bahia (IPAC), Pelourinho, Salvador, Bahia
.
Debate: Antigo Auditório do IPAC - Rua Gregório de Matos, 45.
Atividade cultural: Rua Gregório de Matos (em frente ao IPAC)
.
Mais informações: Luis Parras luis.parras@yahoo.com.br (71) 9924 8042
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem